Um projeto sustentável de aquaponia

Fiz uma formação técnica em recursos pesqueiros e durante um tempo nutri um sonho antigo de elaborar um projeto que fosse 100% artesanal e sustentável. Fiz algumas pesquisas e cheguei a aquaponia. De cara já me apaixonei pela ideia, pois, era possível unir a criação de peixes com o cultivo de hortaliças em um sistema que se retroalimentava.

Em síntese vou explicar: você utiliza a água de despejo rica em nutrientes para regar as plantas que compõem o sistema ao passo que planta e peixe se desenvolvem. Vale salientar que todo sistema pode ser criador com materiais recicláveis, além disso, a aquaponia representa uma forma sustentável de cultivo de plantas sem agrotóxicos.

Tentei expressar esse simples sistema em forma de arte para elucidar melhor. Espero que sirva de inspiração para quem pensa em cultivar utilizando o modelo aquapônico. Os ventos do acaso levaram-me para outras paragens e não pude realizar esse experimento, mas tenho um estudo guardado para que no tempo oportuno essa ideia saia do papel.

Concluindo quero refletir um pouco sobre a consciência ambiental que o mundo precisa tanto, principalmente, em nosso país, onde o desmatamento está aumentando exponencialmente e temos, atualmente, um governo que não se preocupa com as questões ambientais. Um exemplo é o próprio ministro do meio ambiente favorecendo madeireiras. Enfim, o capitalismo extrativista tem sido o causador dos males do nosso século, responsável por produzir as piores pandemias que esse mundo já viu, o que são na verdade sindemias frutos da biopolítica.

O ecossocialismo é algo necessário. Ou paramos o capitalismo selvagem ou o que será de nós? Já não se produz para suprir necessidades, vide o tanto de gente passando fome no Brasil e no mundo. Enquanto o lucro estiver acima da necessidade humana, teremos desastres socioambientais ocorrendo de vento em popa. Não podemos nos furtar de refletir sobre essas coisas que nos afeta sobremaneira, agora, mais do que nunca.

Vou deixar a música: Reis do Agronegócio de Chico César. Reflita!

Publicado por Orlando Lima

Sou servidor público, casado, pai de Davi, administrador e especialista em Gestão de Projetos. Faço arte digital no meu tempo livre além de desenvolver conteúdo sobre administração e áreas afins.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: