Minha experiência com as ferramentas de Gestão

O ano era 2018 e eu estava trabalhando em Natal-RN e precisava publicar um curso que fosse útil, especificamente, para minha área, mas precisava fazê-lo com rapidez. Lembrei que no ano anterior eu defendi meu TCC com a mesma temática e que em 2015 no Trabalho de conclusão do Curso Técnico em Recursos Pesqueiros eu também utilizei da mesma linha de pensamento. Em 2019 eu publiquei o curso que possui maior aderência, o qual vou explicar mais detalhadamente o contexto de criação.

Este registro que faço é uma forma de contar um pouco da minha própria história. Esse blog é, sobretudo, um diário de bordo, onde compartilho relatos pessoais e profissionais que pode de alguma forma servir de inspiração para outrem. Trata-se, porém, de um registro espontâneo sem pretensões difusas. Portanto, você verá uma miscelândia de assuntos muitos sem correlação alguma uns com os outros.

Em relação a minha experiência com este tema, ferramentas de Gestão, tudo começou em 2015 quando optei por fazer um trabalho de conclusão de curso baseado em uma disciplina do curso de recursos pesqueiros que, salvo engano, era gestão e cooperativismo. Busquei na literatura “cases” de organizações da área de pesca que utilizavam no contexto da gestão técnicas para gerenciar melhor o trabalho.

Logo tive que encontrar um objetivo e, consequentemente, um objeto de estudo. Não nessa ordem. O objetivo estava claro, eu precisava de uma organização desse setor (pesqueiro) para investigar as práticas administrativas. Consegui contato com a colônia de pescadores da minha cidade, Guamaré, onde pude entrevistar o representante da colônia e elaborar uma investigação baseada em um diagnóstico de gestão. Esse era o objeto. Obtive sucesso e meu trabalho rendeu-me nota máxima.

Em 2017, na graduação, já exitoso com o estudo feito na colônia de pescadores, apresentei um trabalho realizado na secretaria de agricultura da cidade de Guamaré com base nos mesmos fundamentos. Dessa vez a investigação foi mais abrangente e embasada na vasta literatura que encontrei para meu referencial teórico. Entre os autores posso citar: Deming, Ishikawa, Taichi Ohno, Chiavenato entre tantos outros.

Acho que todo esse trabalho convergiu para que eu pudesse ter contato com diversas ferramentas gerenciais e administrativas e foi a partir disso que tive a ideia de elaborar um curso chamado: 50 Ferramentas de Gestão, atualmente, disponível na Udemy.

Lembro-me que quando estava rascunhando esse curso o primeiro nome que veio a mente foi: ferramentas gerenciais. No entanto, ao ouvir sugestões de uma professora de língua portuguesa concordei com ela que esse nome tornaria o curso mais distante e restrito. Então, como sugestão mudei para o nome atual. Com algum tempo depois analisando o Google Trends percebi que a mudança foi bem acertada.

Já se passaram pouco mais de 2 anos desde que lancei o curso. De lá para cá, desenvolvi bastante conteúdo em torno deste assunto. Atualmente, tenho um E-book disponível na Amazon com o mesmo nome. Se quiser conhecê-lo, você pode pedir uma amostra grátis pelo aplicativo Kindle. No meu site: https://www.ferramentasdegestao.com eu disponibilizo a versão resumida dele.

Para concluir esse breve relato quero te perguntar: você já pensou em utilizar um trabalho acadêmico e empreender a partir dele? Já pensou em transformar aquele tema que você vem estudando e compartilhar os resultados com outras pessoas? Reflita.

Minha motivação com este trabalho foi produzir conteúdo simples de fácil entendimento para melhorar processos de trabalho. Qualquer pessoa com este material que desenvolvi pode melhorar processos, diagnosticar e resolver problemas.

Em relação ao desenvolvimento de conteúdo para internet bom começar com um E-book, que tal? Visite o meu blog: https://www.sinergiaconcursos.blogspot.com e saiba como publicar seu e-book de forma rápida. Até mais!

Publicado por Orlando Lima

Sou servidor público, casado, pai de Davi, administrador e especialista em Gestão de Projetos. Faço arte digital no meu tempo livre além de desenvolver conteúdo sobre administração e áreas afins.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: