Indicadores educacionais em Guamaré

Neste dia que se comemora o dia dos estudantes, convido-o a refletir sobre um tema de suma importância: os indicadores educacionais. Sendo assim, gravei uma análise, que dividi em três partes, para elucidar alguns fatos que muitas vezes passam despercebidos.

Neste primeiro vídeo falo sobre um indicador de excelência na educação brasileira o IOEB (Índice de Oportunidade da Educação Brasileira). Faço a comparação entre duas cidades Guamaré-RN no Rio Grande do Norte com Sobral no estado do Ceará. Este vídeo foi gravado para um grupo local de discussão sobre políticas públicas.

Vídeo 1: Primeira parte.

Neste segundo vídeo falo sobre a plataforma QEdu e os principais indicadores de proficiência. Faço uma breve comparação entre nossa cidade e o Rio Grande do Norte, assim como Sobral-CE com o Brasil. É importante notar como um modelo de educação bem aplicado faz toda diferença. Vale salientar que Guamaré tem potencial e recursos para isso.

Vídeo 2: segunda parte

Na última parte dessa breve análise falo sobre o IDEB. Faço a comparação entre as duas cidades: Guamaré-RN e Sobral-CE. Veja que Guamaré está muito aquém no que se refere aos indicadores educacionais, felizmente, isso ainda pode ser revisto para que no futuro possamos melhorar esses índices e puder dizer que temos uma educação de qualidade.

Vídeo 3: terceira parte

Fontes:

https://www.gov.br/inep/pt-br; https://www.qedu.org.br/; https://ioeb.org.br/; https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rn/guamare; http://portal.inep.gov.br/indicadores-educacionais.

Publicado por Orlando Lima

Sou servidor público, casado, pai de Davi, administrador e especialista em Gestão de Projetos. Faço arte digital no meu tempo livre além de desenvolver conteúdo sobre administração e áreas afins.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: